O Teatro Goiânia é o palco cultural mais tradicional de Goiânia, e apesar dos últimos anos serem repletos de idas e vindas, sua história e seu estilo art decó continuam encantando nossa capital.
Batizado como Cine-Teatro Goiânia, o espaço foi inaugurado com muito glamour, em junho de 1942, e teve, em sua primeira semana, atrações famosas como o filme Divino Tormento, com Jeanette MacDonal e Nelson Eddy, dirigido por W.S Van Dyke e o espetáculo Colégio Interno, de Ladislaw todor, com a companhia da saudosa Eva Todor.
Alguns anos depois o espaço sofreu com o abandono, e em 1976 recebeu uma reforma que modernizou o palco do teatro e excluiu o cinema, uma atração poucas vezes exibida no local. A reinauguração, em 1978, recebeu o Corpo de Baile da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, com os bailarinos David Wall e Margot Fonteyn.
Após outro período de abandono, o Teatro passou por nova reforma em 1998, tornando-se uma das maiores casas de espetáculo do País. Esta reinauguração foi marcada pela apresentação da Companhia Quasar, uma das mais premiadas companhias de dança do Brasil.
Novamente em 2011 o Teatro Goiânia foi reinaugurado, após 03 anos de reforma. Desta vez, o espaço recebeu algumas intervenções como acessibilidade, abertura para camarins e sala administrativa, substituição de equipamentos e a criação da Vila Cultural Cora Coralina.
O Teatro Goiânia está localizado no cruzamento das Avenidas Tocantins e Anhanguera, duas das principais avenidas da cidade, e tem capacidade para cerca de 850 pessoas.
Conheça ou revisite e encante-se com este patrimônio de nossa capital.
Um Rizzo para nossa Goiânia! Conheça outras importantes histórias da capital de Goiás, Goiânia aqui:
#Goiânia #TeatroGoiânia #PalcoCultural #Teatro