A Praça Comendador Germano Roriz, ou Praça do Cruzeiro como é popularmente conhecida, foi batizada com o nome do primeiro funcionário público a residir na capital e planejada pelo arquiteto que desenhou Goiânia, Atílio Corrêa Lima. A ideia foi tornar o local o epicentro do Setor Sul, ponto de encontro dos moradores da região. A praça é tombada pelo patrimônio histórico do município e considerada como essencial para as futuras gerações.
Recentemente revitalizada através do Projeto ReViva Goiânia, um programa que visa revitalizar espaços públicos tradicionais e resgatar os patrimônios históricos da capital. Com a reforma, a antiga fonte luminosa se transformou em um lindo espelho d’água, o que valorizou ainda mais o Cruzeiro, símbolo da praça. Além disso, o espaço passou por uma restruturação paisagística e recebeu árvores nativas, palmeiras, gramado e muitas plantas coloridas dando vida e alegria ao local.
A reforma da praça foi planejada para que o local volte a ser um espaço de convivência da comunidade e das famílias, com a instalação de um parque infantil e de uma estação de ginástica. E para facilitar o acesso e a segurança da população ao local, foram implantadas duas lombofaixas que promovem a redução da velocidade dos veículos que transitam em torno da praça.
E se você ficou curioso para ver de perto toda exuberância da nova praça, programe-se para esta visita e vá protegido com sua máscara.