[Instituto Rizzo]
Cantata de Natal do Instituto Rizzo
Realizada desde 2009, a Cantata de Natal é um espetáculo aberto à comunidade e suas apresentações reúnem crianças, jovens e adultos num clima encantador de Natal. A cantata, realizada na primeira quinzena de dezembro, já faz parte do calendário natalino da capital goiana, e a cada ano reúne um número maior de expectadores para apreciar boa música e uma bela decoração.
No ano de 2023, o Instituto Rizzo recebeu o espetáculo: "Sorrisos e Encantos", uma apresentação aberta a comunidade. Personagens vivos, coral adulto e o violinista Gabriel Figueiredo foram protagonistas do espetáculo. E com o objetivo de tornar o evento inclusivo, a programação contou com a tradução em Libras durante todo o espetáculo.
Projeto Musicalidades
Promover a cultura sempre foi um dos pilares do Instituto Rizzo. Pensando nisso, em parceria com do Banco do Brasil e Governo Federal, o Instituto trouxe para Goiás o projeto itinerante “Musicalidades – música nas cidades goianas”.
Durante três meses o projeto levou cultura e música clássica a 12 cidades do estado, incluindo a capital goiana. No percurso, foram realizadas oficinas de músicas para os alunos da rede pública de ensino, além de concertos musicais coordenados pelo Maestro Alessandro Borgomanero, diretor e Maestro da Camerata Filarmônica de Goiás. O objetivo era levar a música clássica às cidades que, normalmente, não recebem este tipo de evento cultural.
O projeto Musicalidades contou com a seguinte programação:
Dezembro de 2021
- Cidade de Goiás: apresentação no dia 18/12 às 20h na Catedral de Sant’Ana. Oficinas 18 a 22 de dezembro, no Espaço Conviver.
Janeiro de 2022
- Alto Paraíso: apresentação no dia 21/01/22 às 20h. Oficinas de 17 a 21 de janeiro.
- Goiânia: 20 de janeiro, Instituto Rizzo às 20h. Apresentação exclusiva para clientes Banco do Brasil.
- Goiânia: apresentação no dia 26/01/22 às 20h no Teatro Goiânia. Oficinas de 24 a 28 de janeiro no Instituto Rizzo.
- Rio Verde: apresentação no dia 29/01/22. Oficinas de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, Teatro de Rio Verde.
Fevereiro de 2022
- Aparecida de Goiânia: apresentação no dia 04/02/22 às 20h. Oficinas de 04 a 09 de fevereiro no Teatro de Aparecida de Goiânia.
- Anápolis: apresentação no dia 05/02/22 às 20h. Oficinas de 05 a 10 de fevereiro no Teatro São Francisco.
- Goianésia: apresentação no dia 11/02/22 às 20h. Oficinas de 11 a 17 de fevereiro no Centro Cultural de Goianésia.
- Pirenópolis: apresentação no dia 18/02/22. Oficinas de 14 a 18 de fevereiro no Cine Pireneus.
- Morrinhos: apresentação no dia 25/02/22 às 20h, no Centro de Eventos Adilom Alves de Amorim. Oficinas de 02 a 06 de março no Centro de Assistência Maria Amabini de Morais.
O Instituto
A Rizzo em parceria com o artista plástico Siron Franco e o jornalista e ambientalista Washington Novaes, fundou em 15 de agosto de 2000 o Instituto Rizzo de Cultura e Meio Ambiente.
A sede do Instituto Rizzo é a réplica do museu das Bandeiras da Cidade de Goiás, antiga capital do Estado e, hoje, patrimônio histórico da humanidade. O Instituto Rizzo exerceu papel fundamental para a obtenção deste título, já que patrocinou a criação do livro “Cidade de Goiás, Patrimônio da Humanidade, Origens” (Paulo Bertran & Rui Faquini, 2009), o que contribuiu para o desenvolvimento do turismo local e auxiliou na preservação e divulgação do patrimônio histórico da cidade.
Além de sediar eventos culturais, o Instituto Rizzo apoia e patrocina projetos de relevância para a sociedade, tais como:
- Raisoneé e certificação da obra de Siron Franco: o projeto visa catalogar o trabalho do artista e servir como centro de verificação de autenticidade das obras.
- Árvore da Vida: obra de arte elaborada pelo artista plástico Siron Franco para simbolizar a vida e o cerrado goiano. Situada na Cidade Ocidental-DF, a escultura é um dos grandes patrimônios do Instituto.