As plantas que cultivamos em nossas casas são escolhidas pelos mais diversos motivos, desde embelezar o ambiente, contar com hortaliças frescas no quintal ou até mesmo para fins medicinais. Mas algumas crenças populares creditam outras funções para algumas espécies, como proteção, purificação do ambiente, prosperidade e uma série de outras finalidades. E para você que acredita nessas funções, listamos 05 espécies para você cultivar e desfrutar de seus benefícios.
- Espada-de-são-jorge – Nativa da África Tropical, a Espada-de-são-jorge é bastante popular nos lares brasileiros. O seu formato é alongado, lembrando uma espada, por isso o seu nome. É conhecida por simbolizar a proteção e também por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes. Ela absorve dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite. Além disso, é uma planta que não requer muitos cuidados especiais e pode ser facilmente cultivada no frio ou no calor.
- Alecrim – Muito usado na culinária, para temperar pratos do dia a dia, o alecrim é conhecido por seu frescor e aroma agradável. Esta planta, seja no consumo ou na aromaterapia, possui propriedades terapêuticas, como, por exemplo, para o alívio da ansiedade e do estresse. Mas seus benefícios incluem ainda a melhora na digestão, a ação diurética, a melhoria do sono, além de inúmeras outras funcionalidades. Seu cultivo é simples: ela gosta de lugares iluminados e solo bem drenado.
- Arruda – Uma das mais conhecidas plantas com fins medicinais, a arruda é uma espécie de origem europeia, muito utilizada por aqueles que acreditam que ela é capaz de filtrar energias ruins e purificar o ambiente. No entanto, a planta é bastante consumida no tratamento de piolhos, pulgas, cicatrizações e ações analgésicas. Seu cultivo não requer cuidados especiais, mas ela gosta de sol e solo com rega moderada.
- Lírio da paz – Seu nome é uma alusão à sensação de tranquilidade que a planta traz a muitas pessoas. Sua aparência é delicada e acredita-se que quando está murcha é devido ao seu esforço em anular as energias negativas, tanto de pessoas quanto de espíritos ruins. Suas propriedades medicinais incluem ações antissépticas, cicatrizantes e relaxantes. Esta planta é de fácil cultivo, podendo se adaptar aos ambientes internos e com baixa luminosidade, mas requer regas constantes sem deixar que seu solo fique encharcado.
- Dinheiro em pencas – Esta espécie recebe este nome pela crença popular de que plantá-la em casa atrai dinheiro, fartura e sorte. Esta planta é muito usada em projetos de paisagismo, pela sua ótima cobertura e resistência. Seu cultivo deve ser realizado em ambientes de clima ameno ou quente, porém sem exposição direta ao sol.
E que tal plantar alguma dessas espécies em sua casa? Conta para a gente o que achou dessa dica!
Ah! E apesar das indicações medicinais dessas plantas, tão difundidas em nossas tradições culturais, consulte um médico antes de consumi-las.