Basta caminhar alguns minutos pelo de centro de Goiânia para notar prédios e monumentos com uma arquitetura única: imponente, exuberante e não encontrada em outras regiões da cidade. Este estilo é o marcante Arte Déco, presente em construções como a antiga Estação Ferroviária e o Goiânia Palace Hotel.
De origem europeia, o estilo Art Déco (nome nascido da expressão francesa arts décoratifs, que em português significa arte decorativa) foi trazido para nossa cidade, durante sua construção, por Attilio Corrêa Lima, arquiteto responsável pelo planejamento urbanístico da nova capital de Goiás. Formado no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris, Corrêa Lima trouxe para o país várias influências europeias, como o uso de elementos geométricos, linhas retas e formas circulares estilizadas. Essas características dão à Goiânia um estilo arquitetônico único, repleto de luxuosidade e elegância, que contrastam com a modernidade das construções atuais.
Com isso, Goiânia é referência quando se fala em Art Déco no Brasil, possuindo o maior acervo arquitetônico do estilo no país. De acordo com levantamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), são 22 edifícios tombados, dentre eles casarões, prédios, órgãos públicos e monumentos, como a Torre do Relógio, localizada na Avenida Goiás.
E para que você possa desfrutar destes cenários tão ricos em história e cultura, preparamos uma lista de lugares incríveis para você visitar ou revisitar. Confira:
- Museu Goiano Zoroastro Artiaga. Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 - St. Central.
- Trampolim e mureta do Lago das Rosas. Lago das Rosas - St. Oeste.
- Palácio das esmeraldas. Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira - St. Central.
- Coreto da Praça Cívica. Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira - St. Central.
- Teatro Goiânia. Rua. 23, 252 - St. Central.
- Antiga Estação Ferroviária de Goiânia. Avenida Goiás, 1799 - St. Central.
Aproveite!