Nossa geração tem participado ativamente de grandes transformações digitais e tecnológicas, e nossos olhos estão sempre atentos aos avanços nas áreas sociais e econômicas. Neste cenário futurista, uma pandemia que colocaria todo o planeta em alerta, era, para muitos, um dos menos prováveis.
E neste novo quadro, projetos importantes que eram pauta para as empresas tornaram-se obrigatórios para sua sobrevivência. A Rizzo, concebida como um modelo tradicional de imobiliária, já vinha há alguns anos buscando romper esses paradigmas promovendo a capacitação de sua equipe, a modernização e a inovação em todos os seus processos. E isso tem sido fator decisivo neste cenário pandêmico.
Todas as áreas da Rizzo mostraram-se ativas e preparadas para esta mudança tão brusca, o que trouxe tranquilidade a todo o processo. Numa visão global, as principais engrenagens da empresa estavam prontas para continuar performando, mesmo neste novo cenário de uma crise tão grave com a pandemia mundial, conforme ficou demonstrado:
- Colaboradores - Os treinamentos intensivos para a inovação já vinham trazendo efeitos positivos na produtividade e criatividade das equipes, o que pôde ser potencializado com os novos desafios e demandas. Cerca de 30% dos colaboradores já dedicavam 20% de seu tempo aos projetos de inovação com treinamentos e consultoria especializada. Com isso, muitas atividades operacionais manuais vinham sendo minimizadas com a constante automação dos processos. A equipe já estava 100% munida de dispositivos móveis, o que gerou mobilidade e a perfeita continuidade nos trabalhos.
- Squads - Com a utilização de metodologias ágeis, as equipes tem se dedicado a diferentes projetos com foco e disciplina, o que tem permitido várias ações paralelas que se integram para melhorar processos e rotinas.
- Integração Humana - A empresa já contava com uma plataforma social de comunicação das equipes, o que tem permitido a circulação correta das informações e a sintonia necessária para que os colaboradores não percam o ritmo de integração e colaboração.
- Vendas - Os canais de vendas online já eram uma realidade, o que garantiu o mínimo de impacto no atendimento aos clientes. Com um departamento estruturado e modernas ferramentas de controle, os clientes são atendidos por uma equipe capacitada e tem acesso às principais informações sobre produtos, valores e negociações, o que não atrasou o sonho de nenhum de nossos clientes.
- Contratos - A assinatura digital de contratos, já implantada na empresa, também foi essencial para a perfeita manutenção do ciclo de vendas. O cliente pode comprar um imóvel e assinar seu contrato sem sair de casa.
- Equipe Comercial - A equipe de vendas já estava engajada num projeto de gamificação, que incluía um programa de treinamentos, vendas e premiações. Este projeto manteve a equipe unida e focada em seus resultados. A NPS (Net Promoter Score) que avalia o grau de satisfação da equipe chegou à casa dos 82%, um número excelente para esta métrica.
- Plataformas e Sistemas de Gestão - A Rizzo vem investindo em plataformas e sistemas de gestão para modernizar seus processos e melhorar a jornada de seus clientes e parceiros. Tais plataformas integram e otimizam toda a cadeia na empresa, desde a geração de oportunidades de negócios, funis de vendas, gestão do estoque, centralização e distribuição das informações, assinatura eletrônica de documentos, aplicativo de controle de jornada para o cliente, automação dos processos de locação, unificação e gerenciamento dos contatos de clientes da carteira e um aplicativo exclusivo para os proprietários de áreas loteadas.
- Ambiente de Trabalho - O modelo de escritório convencional já vinha sofrendo mudanças na Rizzo. As obras do Rizzo Coworking 4.0 já estavam aceleradas antes da pandemia e o novo espaço já está pronto. O ambiente, que abrigará além dos colaboradores, parceiros, corretores e terceirizados da empresa, foi inspirado em alguns dos mais modernos coworkings do Brasil e dos EUA.
Todos estes esforços fazem parte de um grande projeto que procura construir a “Rizzo dos 50 anos”. E os frutos deste trabalho já se mostraram eficazes num momento inesperado como este de pandemia. O “novo” futuro ainda é incerto, mas com seu desejo por modernidade e inovação a Rizzo se mostra otimista e em constante preparação para o novo cenário que viveremos.