O carnaval é uma das festas maisaguardadas pelos brasileiros e turistas de todo o mundo. Existem blocos,eventos e foliões por todo o país. Todos se preparam para a festa e capricham nosadereços coloridos e na animação.
Toda essa folia deixaconsequências nas ruas, praias e em todos os locais por onde passa. Todos osanos esse episódio se repete: São várias toneladas de lixos espalhados por ondepassam os foliões. São latinhas de bebidas, garrafas de vidro e plástico,diversas embalagens, bitucas de cigarros, papeis e muito mais. A maioria destesitens ficará na natureza por muitos carnavais, poluindo nossas águas, entupindobueiros e prejudicando a nossa vida e de nossos animais.
E para você que é consciente,preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a manter hábitos mais saudáveisdurante as festas, garantindo sua diversão e a preservação do nosso meioambiente.
1-Lixo nas ruas: O lixo espalhado nas ruas entope os bueirosaumentando os riscos de enchentes e alagamentos. Leve consigo uma sacolinha,guarde seu lixo e o deposite no local apropriado.
2-Fantasias: Para evitar mais lixo, renove aquela fantasia esquecidano armário essa é uma ótima opção. Dê preferência a itens reciclados e solte aimaginação. Você economiza dinheiro e ainda tem a alegria extra de contribuircom a redução de geração de lixo.
3-Squeze: Prefira levar sua garrafinha de água para evitar o uso dedescartáveis. Alguns modelos podem ser pendurados e você garante uma hidrataçãoextra. O tempo de decomposição de uma garrafa pet é de mais de cem anos.
4-Consumo de água: Prefira ouso consciente da água. Algumas cidades turísticas aumentam muito sua populaçãodurante as festas, o que pode provocar uma crise no abastecimento.
5-Doenças: Lembrando que a sujeira e excesso de lixo podem atrairroedores e insetos, aumentando o risco de doenças e ameaçando a saúde dapopulação. Um ambiente limpo ajuda na manutenção da saúde e garante uma festamais tranquila.
Nossas atitudes influenciam na preservaçãodo meio ambiente e garante que nosso mundo seja um lugar cada vez melhor parase viver.
Faça sua parte!