A conquista do seu tão sonhado lote representa um marco significativo em sua jornada rumo à realização do sonho da casa própria. Agora, com o terreno devidamente adquirido, é hora de dar o próximo passo emocionante: a construção da sua casa dos sonhos.
E para tornar esse projeto uma realidade gratificante e bem sucedida, é importante estar preparado para lidar com as despesas que eventualmente surgirão ao longo do caminho. O controle e o planejamento financeiro serão seus aliados essenciais nessa jornada, permitindo que você atravesse cada etapa com clareza e sem preocupação.
Anote cada despesa e já comece considerando que há dois tipos de custos:
- Custos diretos - Materiais de construção, mão de obra, serviços e aluguel de equipamentos que somam de 70% a 90% de todo o projeto.
- Custos indiretos - Taxas para a ligação de água e energia elétrica, taxas para a liberação de alvarás, serviços de engenharia, arquitetura, etc. Estes custos podem representar de 10% a 30% da obra, por isso não podem ser esquecidos.
Para uma construção de padrão médio, em um lote de tamanho entre 240 e 360 m² vamos considerar os percentuais de custos abaixo. Como a mão de obra pode variar muito de acordo com a região e com o prestador de serviços, vamos considerar somente os custos com materiais.
- Projetos e aprovações: 5% a 12% – Esta é uma fase muito importante na sua obra. Você garante um projeto executado com inteligência, sem desperdícios de matérias e sem problemas com a aprovação e seu habite-se na prefeitura.
- Fundações: 3% a 7% - A fundação vai depender muito do tipo de solo. Faça uma avaliação prévia para garantir a segurança da sua obra.
- Estrutura: 14% a 22% - A estrutura varia de acordo com o projeto, mas existem três tipos de estruturas: madeira, metal e concreto armado, sendo este último o mais utilizado em nossas construções residenciais.
- Alvenaria: 2% a 5% - São suas paredes. Nesta fase você já consegue visualizar sua nova casa e transitar por seus cômodos.
- Cobertura: 4% a 8% - Este é o telhado da sua casa e deve ser avaliado com cuidado, pois se esta fase for negligenciada, você pode ter prejuízos com goteiras e infiltrações no futuro.
- Instalações hidro sanitárias: 7% a 11% - Esta instalação envolve o sistema de captação, armazenamento e fluxo de água e de esgoto.
- Instalações elétricas: 5% a 7% - Etapa que inclui a fiação elétrica e pontos de energia. Nesta etapa é importante planejar locais para as tomadas de todos os ambientes da casa.
- Acabamentos: 15% a 32% - Muitos reclamam que esta é a etapa mais cara da obra. Outros afirmam que é quando concretizam seus sonhos com uma bela bancada na cozinha ou no banheiro. O importante é se planejar e conversar com seu arquiteto para encontrar as melhores soluções, sem muitos custos e sem perder a qualidade.
Para construir, a palavra certa é planejamento. Assim você vê seu sonho realizado e pode morar na casa que sempre sonhou.