0 Imóveis Favoritos

Busca

Não encontramos resultados para esta busca!
Ajuste os filtros acima e tente novamente.

Como planejar a construção de sua casa própria


    Após a aquisição do seu lote seu próximo passo será começar a construção da sua tão sonhada casa própria. E saber controlar estas despesas vai te ajudar a planejar cada etapa com clareza e sem preocupação.

    É importante anotar cada despesa e já comece considerando que há dois tipos de custos:

  • Custos diretos: materiais de construção, mão de obra, serviços e aluguel de equipamentos que somam de 70% a 90% de todo o projeto.
  • Custos indiretos: taxas para a ligação de água e energia elétrica, taxas para a liberação de alvarás, serviços de engenharia, arquitetura, etc. Estes custos podem representar de 10% a 30% da obra, por isso não podem ser esquecidos.

    Para uma construção de padrão médio, em um lote de tamanho entre 240 e 360 m² vamos considerar os percentuais de custos abaixo. Como a mão de obra pode variar muito de acordo com a região e com o prestador de serviços, vamos considerar somente os custos com materiais.

  • Projetos e aprovações: 5% a 12% – esta é uma fase muito importante na sua obra. Você garante um projeto executado com inteligência, sem desperdícios de matérias e sem problemas com a aprovação e seu habite-se na prefeitura.
  • Fundações: 3% a 7% - a fundação vai depender muito do tipo de solo. Faça uma avaliação prévia para garantir a segurança da sua obra.
  • Estrutura: 14% a 22% - a estrutura varia de acordo com o projeto, mas existem três tipos de estruturas: madeira, metal e concreto armado, sendo este último o mais utilizado em nossas construções residenciais.
  • Alvenaria: 2% a 5% - são suas paredes. Nesta fase você já consegue visualizar sua nova casa e transitar por seus cômodos.
  • Cobertura: 4% a 8% - este é o telhado da sua casa e deve ser avaliado com cuidado, pois se esta fase for negligenciada, você pode ter prejuízos com goteiras e infiltrações no futuro.
  • Instalações hidro sanitárias: 7% a 11% - esta instalação envolve o sistema de captação, armazenamento e fluxo de água e de esgoto.
  • Instalações elétricas: 5% a 7% - etapa que inclui a fiação elétrica e pontos de energia. Nesta etapa é importante planejar locais para as tomadas de todos os ambientes da casa.
  • Acabamentos: 15% a 32% - muitos reclamam que esta é a etapa mais cara da obra. Outros afirmam que é quando concretizam seus sonhos com uma bela bancada na cozinha ou no banheiro. O importante é se planejar e conversar com seu arquiteto para encontrar as melhores soluções, sem muitos custos e sem perder a qualidade.

    Para construir, a palavra certa é planejamento. Assim você vê seu sonho realizado e pode morar na casa que sempre sonhou.

2ª VIA DE BOLETO

Preencha o formulário abaixo e em breve lhe enviaremos por e-mail um novo boleto. Caso haja dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

Denúncia Anônima

LIGAMOS PARA VOCÊ

A Rizzo liga pra você! Preencha corretamente seu número de telefone e entraremos em contato imediatamente.