Adquirir um imóvel é um passo importante, e garantir a escritura é crucial para assegurar seus direitos como proprietário. E para tornar esse processo mais tranquilo e evitar surpresas desagradáveis, confira a matéria com as recomendações da líder da Secretaria de Vendas e Atendimento ao Cliente, Cácia Maria Marques, e garanta a sua escritura sem complicações. Confira:
Compra de imóvel: quais os cuidados necessários para conseguir a escritura?
Rizzo Imobiliária repassa algumas dicas para conseguir a escritura, documento que, após o registro imobiliário, assegura ao comprador os direitos à propriedade
A compra e a venda de
um imóvel devem ser formalizadas por uma escritura pública, documento que
confirma a transação realizada e garante que o proprietário tenha o imóvel em
seu nome. Muitas pessoas, no entanto, acabam deixando a escritura de imóvel em
um segundo plano ou cometem erros que podem comprometer esse processo, como
intercorrências nas certidões, documentação irregular e processos judiciais.
Para alertar sobre os
cuidados necessários para conseguir a escritura, separamos algumas informações,
repassadas pela Líder da Secretaria de Vendas e Atendimento ao Cliente, da
Rizzo Imobiliária, Cácia Maria Marques:
O que é a escritura e quais são as etapas que
devem ser seguidas para consegui-la?
Trata-se de um
documento jurídico que deve ser registrado no respectivo cartório de registro
de imóveis. Ele comprova a disposição dos compradores e vendedores quanto às
condições de compra e venda de um imóvel no papel. A escritura de um imóvel tem
dois objetivos muito importantes: o primeiro é atender aos desejos das partes,
gerando o título de registro de propriedade; a segunda função do documento é
formalizar as condições antes estabelecidas informalmente. Após a quitação das
parcelas do contrato, o titular solicita a autorização para escritura – termo
que autoriza o comprador do lote a escriturar e registrar o lote imóvel no seu
nome.
Quem pode fazer uma escritura?
A escritura de imóvel
é feita por um tabelião, em qualquer Cartório de Tabelionato de Notas. Ao
contrário do registro de imóvel, que obrigatoriamente é feito no Cartório de
Registro de Imóveis da região onde o bem está localizado. Quais medidas de
segurança podem ser tomadas para solicitação da escritura? Verificar todos os
certificados obrigatórios, pois qualquer problema pendente pode atrasar o
processo e provocar danos relevantes. Existem certos prazos e requisitos que
não podem ser evitados para garantir a adequação do negócio. Por isso, veja se
as seguintes certificações estão atualizadas: Certificado de matrícula de
propriedade atualizado (30 dias); Certidão negativa de débito tributário
municipal, estadual e federal; Certidão negativa do notário.
Qual é a diferença entre escritura e registo
do imóvel na prática?
A escritura comprova a
venda e a compra do imóvel, mas não é suficiente para a transferência total do
bem. Para isso, é preciso registrar a operação em um cartório de registro de
imóveis. Este órgão tem a responsabilidade de manutenção do histórico do bem e
de seus proprietários na região, por meio de cadastro, sendo que cada bem ou
imóvel do município é identificado por um registro específico. No registro, em
um documento mais completo, todos os eventos relacionados ao imóvel são
informados desde sua edificação (o primeiro proprietário). Mesmo que tenha sido
feita uma escritura, o imóvel só pertencerá ao novo proprietário após o
registro da escritura no cartório.
Quais os principais direitos e deveres na
compra de imóveis?
O comprador tem o direito de receber informações precisas e completas sobre o imóvel, incluindo sua situação legal, financeira, características e eventuais vícios. Ele também deve pagar o preço acordado entre as partes e cumprir com as obrigações financeiras assumidas no contrato de compra e venda.
Fonte: stgnews.com.br