O Memorial do Cerrado foi criado em 1999 para retratar a nossa história desde a evolução da criação até nossa vida contemporânea. Localizado no Campus II da PUC, o museu, que já é considerado um dos mais belo lugares de Goiânia, reúne um acervo surpreendente com muita riqueza de detalhes em cenários realistas.
O local, que está longe de ser um museu tradicional, resgata a história, a cultura e a natureza do Cerrado e do Brasil num espaço com área verde, exposições e trilhas.
O complexo que conta com mais de 50 mil metros quadrados é divido em espaços temáticos:
- Museu de História Natural – conta com exposições em painéis e cenários que mostram a história da terra e do cerrado. Neste espaço, há fósseis datados de até 600 milhões de anos.
- Vila Cenográfica de Santa Luzia – em tamanho real, essa vila insere o visitante na história dos primeiros habitantes da atual Cidade de Goiás. Além de mostrar a área urbana e rural do antigo povoado de Santa Luzia, ainda é possível conhecer a história das moendas, alambiques de barro, uma oficina de rapadura e açúcar, oficina de ferreiro, seleiro, fazenda, igreja e vários outros pontos que são uma verdadeira viagem no tempo.
- Aldeia Indígena – A aldeia indígena, réplica em tamanho real é outro atrativo que transporta o visitante no tempo, o inserindo na cultura e no jeito de viver dos índios.
- Quilombo – o Memorial do Cerrado conta também com uma réplica do modelo que os quilombos desenvolviam no cerrado após suas fugas das fazendas de escravos.
- Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa - É um auditório ao ar livre e conta com 150 lugares. O local conta com oficinas educativas, piqueniques e recreação.
- Trilas Ecológicas – São 02 km de extensão para uma boa caminhada e contato com a natureza. A trilha garante diversão tanto para os aventureiros quanto para aqueles que buscam conhecer as belezas da flora do cerrado.
O Memorial do Cerrado está aberto ao público terça-feira a sábado, das 8 às 17 horas e fica no Campus 2 da Puc Goiás – Avenida Engler, s/nº, Jardim Mariliza.
Visite ou revisite este espaço!