Arquitetura

Monumento Torre do Relógio – Um Rizzo para nossa Goiânia

Em tempos de vida corrida com trânsito, reuniões e agenda apertada, temos nosso smartphone como nosso aliado para exibir a hora e nos alertar para nossos compromissos. Mas nem sempre foi assim em Goiânia: numa época nostálgica de encontros nas praças, caminhadas ao ar livre, crianças brincando nas ruas e famílias inteiras sentadas em seus alpendres com histórias e boas risadas, tínhamos um grande relógio em plena avenida Goiás para guiar nosso tempo e servir de ponto de referência em nossa jovem capital.

E esse tão simbólico relógio, com sua imponente torre, localizado no canteiro central da Avenida Goiás, no centro de Goiânia, é um dos monumentos mais marcantes da história de nossa cidade. Ele foi inaugurado durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 5 de julho de 1942, após 2 anos de uma obra projetada para trazer modernidade e beleza à cidade. Sua arquitetura é uma das mais importantes do acervo Art Déco do Brasil e a construção foi reconhecida pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Mas o mesmo tempo, tão representado neste monumento, também foi o algoz de sua estrutura, que precisou recentemente de uma grande reforma que incluiu a restauração da torre, limpeza, reposição dos vidros quebrados e a recuperação do revestimento e do piso.

Contemple este belo cartão postal de nossa cidade visitando ou revisitando este monumento.

WhatsApp