0 Imóveis Favoritos

Busca

Não encontramos resultados para esta busca!
Ajuste os filtros acima e tente novamente.

O que o símbolo da Nike tem a ver com a recuperação da economia brasileira? – Por: Rafael Rizzo

    No último mês estive em mentoria pelo Instituto Quebre as Regras em São Paulo.  Um tema bastante interessante foi adotado em uma das palestras oferecidas no evento e tem a ver com a retomada da nossa economia em meio a pandemia do novo coronavírus. Muitos foram os impactos em toda a economia mundial. No Brasil, em 2020, nosso PIB provavelmente cairá de 5 a 6% (poderia ter um impacto ainda maior se não fosse o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal).

    A média da recuperação da economia mundial, se expressada numericamente em gráficos, adota um formato em “V”, onde temos uma queda brusca da economia e na sequência, findando a pandemia, também haverá um crescimento exponencial. Percentualmente estamos falando de uma queda de -5% em 2020 para um crescimento de + 5% em 2021.

    No Brasil, se projeta uma retomada do PIB próxima de 3,5% do PIB em 2021, e de aproximadamente 3% em 2022. Para que isso ocorra é necessário termos algumas premissas que impactarão diretamente no nosso resultado pós pandemia. A primeira, e que é nosso principal ponto de partida, é a de disponibilização de uma vacina no primeiro semestre de 2021. Ao que tudo indica teremos sim uma vacina neste período, e acredito que somente uma grande falha da medicina nos afasta deste objetivo.

    A partir desta primeira, e fundamental premissa, temos outras que dependem basicamente de nosso país e englobam os temas: ajuste fiscal, as reformas administrativa, tributária e da previdenciária, bem como uma estabilidade político/institucional. Tais ações são imprescindíveis para a melhor (ou pior) recuperação de nosso cenário econômico.

    Partindo deste ponto de vista, podemos projetar numericamente, em um gráfico, uma curva de crescimento do PIB em que muito se assemelha ao símbolo da Nike, onde temos uma queda abrupta repentina na economia no ano de 2020, e que será suavemente inclinada para cima, ao longo dos anos 2021 e 2022. Daí a semelhança que intitula o nosso texto, e que nos dá esperança e confiança de uma retomada positiva em nosso cenário econômico.

2ª VIA DE BOLETO

Preencha o formulário abaixo e em breve lhe enviaremos por e-mail um novo boleto. Caso haja dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

Denúncia Anônima

LIGAMOS PARA VOCÊ

A Rizzo liga pra você! Preencha corretamente seu número de telefone e entraremos em contato imediatamente.