Para vender ou locar seu imóvel é importante cuidar de alguns detalhes que valorizam seu bem, e contribuem na agilidade do processo de venda ou locação. Confira as 10 dicas que separamos para você:
1. Limpeza – mantenha seu imóvel limpo, sem entulhos e sujeiras. Isso causará uma boa impressão nos visitantes.
2. Documentação e finanças – os trâmites, com o pretenso comprador ou locatário, serão facilitados se o imóvel estiver com a documentação organizada e com todos os tributos em dia.
3. Manutenção preventiva – não espere que aquele encanamento antigo dê problemas e você tenha uma despesa ainda maior com o reparo. Mantenha tudo como se você fosse morar no imóvel.
4. Quintal – nas casas fechadas é muito comum que o mato se acumule no quintal. Mantenha a área limpa e com a capina em dia. Se conseguir gramar a área, ou manter um jardim, valorizará ainda mais seu imóvel.
5. Pintura – pinte o imóvel com cores claras e clássicas e deixe que o próximo morador decida, por exemplo, se quer uma parede vermelha na sala. O imóvel que estiver com a pintura em dia deixará uma melhor impressão e despertará mais o interesse dos visitantes.
6. Fachada das casas – parte da decisão do comprador ou locatário será tomada pela vista da fachada. Então não descuide da frente do imóvel.
7. Armários – dependendo do estado dos armários, será melhor retirá-los para evitar a impressão de abandono ou o cheiro de armários velhos. Mantenha-os apenas se estiverem em boas condições de uso.
8. Reforma – se seu imóvel está à venda ou disponível para locação há muito tempo, avalie se não vale investir em uma pequena reforma. Considere como um investimento, que retornará a você quando fizer um bom negócio no imóvel.
9. Valor de mercado – avalie o valor dos imóveis na região e com condições parecidas e seja flexível para negociar.
10. Corretor – os corretores são profissionais especializados e que conhecem detalhes sobre o mercado imobiliário. Conte com a ajuda de um corretor para avaliar, divulgar e apresentar seu imóvel e garanta bons negócios.