Nossa querida Trindade faz 98 anos e sua história é repleta de superações e curiosidades. Confira algumas informações interessantes sobre a 8ª cidade mais populosa do Estado de Goiás.
- Com a escassez do ouro, no início do século XIX, a região, até então, município de Campinas, passou a investir na agropecuária como uma opção de renda para a população, o que a promoveu no cenário socioeconômica de Goiás.
- Em 1830, o casal mineiro Constantino Xavier e Ana Rosa mudou-se para a região, que recebia o nome de Distrito Barro Preto, onde dez anos depois começaria a história de fé.
- Segundo a tradição, o casal encontrou, às margens de um lago, um medalhão com a imagem da Trindade coroando a virgem Maria: ilustração do Divino Pai Eterno. Em ato de fé, as famílias e amigos começaram a se reunir para rezar o terço, em louvor ao Divino Pai Eterno.
- Com o rápido aumento do número de devotos, foi necessário construir, por volta do ano de 1848, uma capela para as reuniões de oração.
- A antiga cidade de Campinas tornou-se município em 1907, tendo, o distrito de Barro Preto, incorporado à ela. Depois de 2 anos o distrito de Barro Preto, teve seu nome alterado para Trindade, porém, ainda subordinada a Campinas.
- Em 31 de Agosto de 1920 Trindade é elevada à categoria de Vila sendo, assim, desmembrada de Campinas. A partir de então, o aniversário de Trindade, que recebeu o título de cidade somente em 1927, passou a ser comemorado nesta data.
- Hoje, seu destaque na economia do Estado está no polo de confecções e na fabricação de refrigerantes e bebida não alcoólicas.
- A festa anual do Divino Pai Eterno atrai anualmente quase três milhões de turistas para o município de pouco mais de 121 mil habitantes.
Nossos parabéns aos 98 anos da Capital da Fé de Goiás!