A onça-pintada é uma das espécies mais emblemáticas das matas brasileiras. Ela é considerada um dos maiores símbolos da Floresta Amazônica por ser um predador topo da cadeia e por contribuir diretamente com o equilíbrio do ecossistema onde está inserida. O animal pode chegar a pesar entre 52 a 92 quilos e seu tamanho pode variar entre 1,12 a 1,85 metros. Com a crescente destruição do seu habitat natural, causada pelo homem, seja pelo desmatamento ou pela caça ilegal, a espécie está ameaçada de extinção.
E, para ressaltarmos a importância de preservarmos a espécie, listamos 05 curiosidades sobre um
dos animais mais bonito da fauna brasileira, a nossa belíssima onça-pintada. Confira:
- A onça é única! – Suas pintas pretas, também chamadas de rosetas por terem formatos de rosas, tem combinações únicas, ou seja, uma onça nunca será igual a outra. Assim como a digital humana, as rosetas ou pintas, como preferir, ajudam no reconhecimento de cada animal.
- Onça-preta também é uma onça-pintada – Você leu certo! Esta espécie tem apenas um maior acumulo de melanina, uma coloração escura que é causada por uma mutação genética, o que tornam animais melânicos. Sua cor escura dificulta a observação das rosetas, mas com a incidência de luz, é possível notar a presença delas. As onças-pretas são raras e representam cerca de 6% de toda população da espécie.
- Mordida mais poderosa – Considerando o seu peso e tamanho do crânio, a onça-pintada tem a mordida mais forte do mundo. Sua mandíbula é tão potente que nem a couraça dos jacarés ou os cascos dos jabutis resistem, tornando também presas fáceis para os felinos.
- Dieta desequilibrada – Os felinos mantêm uma dieta conhecida como “feast or famine” – banquete ou fome. A espécie pode devorar uma enorme quantidade de carne em um único dia e em seguida ficar até uma semana sem comer. Ah! Não tenha medo caso se depare com uma onça dessas pelo caminho. Os ataques a humanos são raros e só acontecem se o animal se sentir ameaçado.
- Reprodução – As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta de 2 anos de idade. Já os machos, com aproximadamente 3 anos. Os machos encontram as fêmeas pelo odor e pelas vocalizações que realizam durante a época de acasalamento. As gestações duram cerca de 3 meses e em cada ninhada a mamãe onça pode ter de 1 a 4 filhotes, mas normalmente somente um deles chega a fase adulta.
Agora que você conhece algumas curiosidades sobre a onça-pintada e já sabe a importância de preservar o seu habitat natural, que tal compartilhar esse blog com seus amigos também amantes da natureza?!