0 Imóveis Favoritos

Busca

Não encontramos resultados para esta busca!
Ajuste os filtros acima e tente novamente.

Monumentos às Três Raças – Um Rizzo para Goiânia - Rizzo Imobiliária

    A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, homônima do primeiro governador de nosso estado a morar na residência oficial ali instalada – o Palácio das Esmeraldas, abriga histórias de nossa cultura e símbolos da construção da capital goiana. Um destes símbolos é o “Monumento às três raças”, uma bela e curiosa escultura com três homens levantando uma pilastra.

    A obra, com sete metros de altura e quase 300 quilos, foi esculpida em granito e bronze no ano de 1968, pela artista Neusa Moraes. Mas para entender a relação desse monumento com a história de Goiás é preciso voltar no tempo e entender como tudo começou. 

    Antes da construção de Goiânia, a capital de nosso estado foi, por 200 anos, a Cidade de Goiás, inicialmente chamada de Vila Boa. Em meados do século XVIII, os bandeirantes vieram de São Paulo com seus escravos capturados e povoaram a região, que já era ocupada por indígenas, com o objetivo de encontrar minas de ouro. A permanência nas terras foi dada por Bartolomeu Bueno*, o famoso “Anhanguera”. 

    Através de formações administrativas, o processo de independência do estado foi ganhando autonomia, mas o seu crescimento foi intensificado após a transferência da capital para Goiânia. Assim, a história do povo goiano foi se formando a partir desta grande miscigenação entre as etnias brancas, vindas dos Bandeirantes, negras, vindas dos antigos escravos, e dos povos indígenas, que já habitavam esta região.

    Neste contexto, a obra homenageia essa mistura de raças e culturas, além dos imigrantes que escolheram Goiás como seu lar. As três estátuas levantando a estaca com o brasão de Goiânia representam o homem branco, os negros e os indígenas, que juntos formam a história da construção do nosso tão querido estado de Goiás.

    A obra é hoje um dos principais e mais famosos monumentos de nossa cidade, podendo ser apreciada gratuitamente no centro de nossa cidade.

 *Conheça mais sobre a história dos Bandeirantes e de Bartolomeu Bueno aqui.

2ª VIA DE BOLETO

Preencha o formulário abaixo e em breve lhe enviaremos por e-mail um novo boleto. Caso haja dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

Denúncia Anônima

LIGAMOS PARA VOCÊ

A Rizzo liga pra você! Preencha corretamente seu número de telefone e entraremos em contato imediatamente.