O cerrado goiano possui uma riqueza única em todo planeta. Já mostramos aqui no Blog o pequi, as flores e os animais típicos da região. Mas não poderíamos deixar de lado as delícias que são as frutas de nosso cerrado.
Confira algumas das mais ilustres representantes desse pomar exótico que é nosso cerrado:
- Buriti – já considerada a árvore da vida pelos indígenas, o buriti é um palmeira de até 30 metros de altura, com frutos que florescem em cachos durante todo ano. Um único cacho chega a ter 500 frutos, que possuem uma casca alaranjada, grossa e áspera. Seu sabor é levemente azedo, mas muito apreciado in natura ou em doces, licores e sucos.
- Cagaita – uma frutinha pequena, arredondada, com a casca amarela, rica em vitamina C e com um delicioso sabor azedinho. A cagaita pode ser consumida in natura ou em forma de picolés, sorvetes, geleias e sucos. Seu nome já é um indicativo de suas propriedades laxativas, quando consumida em excesso.
- Jatobá – é um fruto muito apreciado por seu sabor marcante. Sua polpa pode ser comparada a um pó endurecido, de cor verde amarelado e cheiro forte. O jatobá é rico em ferro e estudos mostram que ele traz benefícios à saúde mental. Essa característica já tinha sido apontada pelos índios que o consumiam antes de seus rituais de meditação.
- Mangaba – é uma fruta que possui o aspecto de uma pera, com a casca amarelada, mas seu sabor é único combinando doçura e acidez. A fruta é tão apreciada por seu sabor, que seu nome foi dado pelos indígenas, significando “coisa boa de comer”. Além do fruto, que pode ser consumido de diversas formas, as folhas e o tronco fornecem um látex com propriedades medicinais e que pode ser usado no combate a tuberculose e tratamento de úlceras.
- Murici – uma frutinha pequena e alaranjada com polpa carnuda e uma única semente. Seu sabor é doce e marcante. Sua incidência é entre os meses de fevereiro e maio, normalmente após o fim das chuvas. Pode ser consumido in natura ou em doces, sucos, sorvetes, farinha e etc.. Além de ser delicioso, o murici também é muito saudável, pois é rico em fósforo, cálcio, ferro, proteínas e vitaminas B1, B2 e C.
Já sei que deu água na boca. Então relembre os sabores dessas delícias. Procure no mercado mais próximo ou, quem sabe, no quintal da sua casa.
Esse é mais Um Rizzo para o Cerrado.